"Quando Alexandre (O Grande) invadiu a India ouviu falar da existência de uns homens sábios, que viviam isolados, em completa ascese, vivendo na floresta e apenas com ervas e frutos que esta lhes fornecia.
Curioso, Alexandre mandou o seu general Onesikrates ao encontro do mais venerável deles (Dandamis) para trazê-lo à sua presença.
Quando o Onesikrates e os soldados o encontraram na floresta, este encontrava-se em meditação, numa cama de folhas, junto a uma cascata. Onesikrates disse-lhe: O filho de poderoso deus Zeus, Rei Alexandre, soberano de todos os homens, chama-te à sua presença, para te recompensar com inumeras riquezas, se lhe agradares, ou para cortar a tua cabeça, em caso contrário.
Dandamis abriu os olhos por um momento e após uma longa pausa, disse: Eu também sou filho de um Deus, mas eu não preciso de ir tão longe em busca do que não preciso. Diz-lhe que um verdadeiro deus não necessita de palavras insolentes nem de espalhar a morte. Diz-lhe que ele não me pode oferecer nem tirar nada, pois para viver não preciso mais do que tenho, e estou preparado para me separar deste corpo há muito..."